Followers

Follow on Google +

Follow this blog with bloglovin

Follow O Blog da Abelhinha
Com tecnologia do Blogger.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Bola de Pilates - A minha nova aliada :)




Olá Abelhinhas!

Espero que estejam a ter um excelente fim de semana! O meu não está a ser assim tão bom , mas falemos de coisas boas :)

Comprei esta bola de pilates no Lidl, era um artigo que já há bastante tempo queria adquirir devido às minhas dores de costas. O meu osteopata voltou a insistir comigo e eu vi esta em promoção, ainda por cima com acessórios para exercitar os braços, não hesitei e trouxe-a comigo.



Exercícios que podemos fazer com esta bola:



(Fonte: Exercicios-fisicos.com)





Ontem já experimentei estar ao PC sentada na bola em vez de estar sentada na cadeira e realmente notei que não fiquei tão "rígida" ao levantar, e a bola obriga-nos a manter a postura correcta, senão caímos :D


Algus dados sobre o Método Pilates:

Como surgiu o Pilates?

Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.

Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.


Em que consiste este método?

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor.

Para além disso, actua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Como beneficia a saúde?

É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contracturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates: faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Quais os benefícios psicológicos?

O relaxamento mental nota-se a partir do primeiro momento. Para além disso, o Pilates é uma óptima ajuda para se desligar de todos os problemas quotidianos.

É necessário que se concentre bastante, tanto na respiração como na realização correcta dos exercícios, para, assim, conseguir desligar-se de todos os problemas e atingir a neutralidade mental.

É um bom aliado contra o stress?

Sim, porque para além de ajudar a libertar tensões, como qualquer outro exercício, o Pilates ensina a respirar adequadamente, factor fundamental para poder lidar com o stress em qualquer momento do dia-a-dia.

Ainda assim, o melhor é atingir o controlo mental para tentar pensar sempre positivo, mesmo nos momentos mais adversos. De qualquer das formas, se não o conseguir, o exercício ajuda a relaxar tanto física como mentalmente.

Quem pode praticar?

O método Pilates não escolhe género nem idade. Conta com um grande número de exercícios de intensidade e dificuldade muito variáveis, que tanto se podem adaptar a crianças como a adultos.

É ideal para mulheres que procuram um exercício tranquilo mas que as mantenha em forma, para homens que pretendam complementar outros exercícios e ganhar flexibilidade ou para idosos que queiram aumentar a sua resistência face aos desafios do quotidiano e fazer exercício sem correrem o risco de se lesionar.

Este método está apenas contra-indicado em pacientes com cancro em estado avançado, já que exige um esforço físico demasiado grande.

Quais os benefícios do Pilates?

Melhora a força, a flexibilidade e o tónus muscular. Reduz a fadiga.
Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações.

Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio.

Melhora a respiração e a auto-estima, e reduz o stress.

Tonifica a silhueta, alisa a barriga e ataca a celulite por completo.


(Fonte: Sapo Saúde)


***** Beijinhos *****

8 comentários:

sdfgbhnj disse...

sou tão preguiçosa x( tenho de me começar a mexer... boa dica!

Liliana Pinto disse...

por acaso também gostava de ter uma, foi cara?beijinhos

Telma disse...

Patrícia eu também sou muitooo preguiçosa em relação a exercício físico, mas com esta bola torna-se divertido :D

Lili, não foi cara, custou-me 11,99€ no Lidl. Não se ainda há...

Beijinhos para as duas *****

Alexandra Aragão disse...

Engraçado esta semana também pensei em fazer um post sobre isso, parece que alguem se adiantou... fazer pilates sozinho é uma grande seca. Sou bailarina e faço pilates todas as semanas, há muito mais exercícios além desses e muitos deles de fácil não têm nada, exigem uma resistência enorme... Bjinhos

Alexandra Aragão disse...

Estava a ler os comentários... essas bolas vendem-se na Decathlon e há ainda mais baratas do que essa http://www.decathlon.pt/nettools/allsearch.search?language=PT&siteId=6721215&text=Bola%20de%20alongamentos&central=11&elementPerPage=16

Moda & Style disse...

Ainda bem querida :)
A bola de pilates é tão boa! Tenho de ver se me aventuro a comprar uma :)

O Blog da Framboesa disse...

Também tenho uma, mas infelizmente deixei-a ao abandono e agora já começa a perder um pouco de ar :(. No inicio andava sempre certinha com os exercicios, mas com a falta de tempo e a preguiça verdade seja dita, nunca mais lhe peguei.
Não desistas!

Bjcs

Telma disse...

Cou Cou Cherry obrigada pelos teus comentário, o uso da bola no meu caso é apenas uma tentativa de aliviar as dores nas costas e fortalecer a musculatura na região lombar, que é muito débil no meu caso. As posições publicadas foram um mero exemplo, claro que há muitas mais, nem eu poderia estar a enumerá-las todas nem quero, pois não sou especialista no assunto, sou apenas uma pessoa que comprou uma bola de pilates...
Em relação ao preço, concerteza que há de haver mais baratas, cada um compra onde quer e conforme as suas possibilidades monetárias e geográficas.
Beijinhos *****

Enviar um comentário

Adoro ouvir a vossa opinião *****

Licença Creative Commons
O Blog da Abelhinha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...